Um dia todas as construções deverão ser sustentáveis

Interessante matéria da Docket, que espero seja realidade para os próximos anos, apresentando as principais tendências para os próximos anos:

  1. Materiais sustentáveis e adaptações ecológicas
    A incorporação de princípios sustentáveis está em alta em diversos setores e a construção civil não ficou de fora. Uma das principais tendências para 2022 está na proteção do meio ambiente, a prática de sustentabilidade e aplicação de novas tecnologias, como tijolos ecológicos, cisternas para coleta e armazenamento de águas pluviais, telhados verdes como solução termoacústica, claraboias para iluminação e jardins verticais para regular a temperatura interna. Outra forte tendência para a construção civil em 2022 é o reaproveitamento de materiais, como a reutilização de pisos e ladrilhos, pallets, reuso de móveis antigos e uso de madeira de demolição
  2. Energia renovável
    Energia está totalmente ligada com economia. A energia renovável pode ser acessada desde as formas mais simples como a priorização de luz e ventilação natural, até as mais complexas e personalizadas, como a instalação de placas fotovoltaicas e o uso de recursos renováveis.
  3. Tecnologia e inovação
    A tecnologia e inovação no segmento da construção civil pode otimizar processos diversos: de gestão de alvarás e licenças até as operações que dependem de documentos. Dois tipos de tecnologia que já estão no mercado e são tendência para 2022, são o uso de drones para mapeamento de grandes áreas e longas distâncias de maneira rápida e com informações relevantes para o empreendimento em questão; e a realidade aumentada usada para criar apresentações mais eficiente de um projeto, facilitando a visualização de investidores e compradores, transformando a experiência de ver um desenho técnico de pré-construção de forma mais tangível.
  4. Construção modular
    A construção modular é uma das tendências para a construção civil em 2022 e consiste na produção de módulos individuais em fábricas especializadas. O processo é realizado em etapas, otimizando o trabalho.
  5. Robotização de processos
    A tendência em todos os setores é que cada vez mais os robôs sejam incorporados ao trabalho humano. Uma maneira de usa-los a favor na construção civil é emprega-los nas demolições, uma atividade que necessita de muito esforço, energia e precisão além de apresentar um grande risco de acidentes de trabalho.

Fonte original : Blog Docket

A Dreams & Purpose

APOIA

Conheça instituições, empresas e iniciativas que a Dreams & Purpose acredita que estão fazendo a diferença para um mundo melhor