Histórias de marinheiro com a familia Schurmann
Os tempos realmente são outros. Quando era mais novo e escutava alguma história que parecia ser muito grande ou impressionante e imediatamente pensava no ditado popular que aquela “era uma história de marinheiro”.
Passados muitos anos, o destino me fez escutar uma história de marinheiro das mais incríveis e ainda por cima contada por uma “marinheira”, como me atrevo chamar carinhosamente, a querida pesquisadora Heloisa Schurmann, que tive a oportunidade de ouvir diretamente do Veleiro Kat ancorado na costa do Piauí.
Foi em um webinar promovido pela Empresa Eureciclo, com aproximadamente 100 pessoas conectadas de muitas cidades brasileiras e que tratava da apresentação do Projeto #VoiceoftheOceans.
A ideia era apresentar o projeto de uma grande expedição náutica pelos mares do planeta. Com o apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente PNUMA, os “marinheiros velejadores” irão registrar tudo o que avistarem pelos oceanos, incluindo partes muito remotas do planeta.
A expedição terá foco na contaminação de resíduos plásticos que assola os oceanos e praias do planeta, além da documentação com dados coletados localmente que possibilitem identificar possíveis soluções.
Mobilizar as autoridades, conscientizar o setor privado e educar a sociedade para preservar os oceanos, inspirar inovações e libertar os mares do plástico são os objetivos de mais essa expedição da família velejadora.
O projeto é também uma plataforma para cientistas, pesquisadores e ONGs. Eles são convidados para embarcar com a Família Schurmann e realizar pesquisar in loco pelos mares e ilhas do mundo.
São objetivos do projeto também, conscientizar e incentivar o maior número de pessoas para que mudem seus hábitos de consumo e a relação com o plástico de uso único.
Mas essa linda história começa com a criação do Instituto.
“O Instituto Voz dos Oceanos nasce a partir de uma iniciativa da Família Schurmann e sua entidade de caráter filantrópico, que, há mais de 20 anos, vem contribuindo para a manutenção da qualidade socioambiental do cenário marinho.
Assim, assume a missão de gerar impacto, conhecimento e educação, compartilhando soluções inovadoras capazes de inspirar e transformar pessoas, empresas e governos ao redor do mundo.
O foco nos seus primeiros dois anos é a redução do plástico e sua jornada invasiva e poluente nos oceanos.
Com seriedade, criatividade e colaboração, aliados a um time de especialistas, o Instituto Voz dos Oceanos acredita no desenvolvimento de uma transformação global para os oceanos no século 21. ”
Uma história de marinheiro linda, enorme e sem precedentes. Essa a gente precisa espalhar!
Vale conhecer e saber mais no link : https://voiceoftheoceans.com/a-expedicao/