A COP é só para quem vai? Que nota sua empresa tiraria sobre ela?

Em novembro de 2025, o Brasil sediará a COP30 — a Conferência do Clima da ONU. Um evento histórico. Empresas, governos, cientistas e sociedade civil estarão reunidos em Belém para negociar o futuro do planeta.

Mas uma pergunta pouco feita merece destaque:

Sua empresa vai para a COP30. Mas… os colaboradores dela sabem o que é a COP?

Mas…. que nota sua empresa tiraria?

Experimente perguntar às pessoas do seu time:

“Você sabe o que é a COP30? Por que nossa empresa vai?”

Talvez as respostas revelem um descompasso. A COP é uma oportunidade de alto valor reputacional, mas também um risco se for usada apenas como vitrine institucional, sem engajamento interno real.

Afinal, quem sustenta a reputação de uma empresa são os seus CPFs, e não só o CNPJ.

COP30 como ferramenta de letramento organizacional

A COP30 pode (e deve) ser usada para educar internamente. Não apenas sobre clima, mas sobre toda a agenda ESG da empresa, seus compromissos públicos, seus patrocínios ambientais, seus projetos sociais, sua visão de futuro.

E isso pode ser feito com ações simples, como:

  • Pílulas de conteúdo explicando o que é a COP e sua história;
  • Roda de conversa com o time de ESG;
  • Compartilhamento do e-book “COP30 para Todos”;
  • Conexão com os ODS e metas climáticas da empresa;
  • Engajamento dos setores mais distantes do tema — como operações, RH ou comercial.

Um teste de coerência

Se a empresa estiver em Belém com estande ou painel, mas as pessoas no dia a dia não souberem explicar o que é uma COP, algo está errado. A incoerência entre discurso e prática, entre palco e bastidor, será cada vez mais percebida.

Empresas que só marcam presença tiram 5. Empresas que transformam presença em consciência tiram 10.

Um chamado para ESG, CEOs e C-Levels

Este artigo não é um manual de comunicação. É um convite. Para que os responsáveis pela estratégia ESG, os CEOs, os líderes de comunicação e sustentabilidade percebam que a COP30 começa dentro da empresa.

Letrar é incluir. Explicar é engajar. Compartilhar é fortalecer propósito.

A COP30 não é só para quem estará em Belém. Ela é uma oportunidade única para tornar o tema climático parte da cultura da empresa.

E na sua organização… que nota vocês tirariam hoje?

📘 Para saber mais:

© Copyright Dreams and Purpose Consulting – Desenvolvido por Studio Ochoa – Todos os direitos reservados

Rolar para cima